14 de set. de 2010

XXIII Congresso Estadual da APEOESP

Encontro Regional para eleição de delegados.

Local: UNISA

Rua Isabel Schmit, 349

Campus 2 - (Estacionamento ao lado)

Horário: das 08h00 às 13h00

Data: 21/09/2010 – 3ª feira

O Conselheiro Estadual e os aposentados devem fazer a inscrição na Subsede Sul – Santo Amaro – Rua Cerqueira César, 480/484 até dia 17/09/2010 – 6ª feira.

10 de set. de 2010

Greve 2010 : Era possível derrotar o governo

Greve 2010 : Era possível derrotar o governo

política da direção majoritária da APEOESP – Arsind e Artnova da CUT e CTB - de não denunciar o governo Lula/Haddad e sua política educacional – idêntica ou igual a de Serra/Paulo Renato – foi fazer uma greve, na prática, apenas para desgastar e denunciar o governo estadual do PSDB.

Para que fique claro; não somos contrários a denunciar e desgastar um governo que há dezesseis anos destroi a escola pública no estado; mas não denunciar o governo federal abriu espaço para que a mídia tucana, e o próprio governo estadual, fizessem uma campanha contra nossa greve taxando-a de eleitoral; o que aumentou os temores dos setores que não aderiram ao movimento.

O dever de uma direção sindical é dizer a verdade a categoria, os professores tiveram dois inimigos na greve: os governos Lula/Haddad e Serra/Paulo Renato e suas políticas educacionais. O governo federal respaldou e fortaleceu a truculência do governo estadual ao adotar as mesmas medidas contra os professores e o funcionalismo – e a direção majoritária, por ser vinculada a ele, escondeu isso da categoria.

ROMPER COM A CUT GOVERNISTA

A Central Única dos Trabalhadores, CUT, perdeu totalmente seu caráter de central sindical; de um instrumento de defesa dos direitos dos trabalhadores se transformou gradativamente num apêndice do governo, primeiramente no governo FHC, com o recebimento das verbas do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e a conseqüente negociação da primeira reforma da previdência, com o presidente da ex-central, Vicentinho, “entregando” na mesa de negociação a aposentadoria especial dos professores universitários; os milhões do FAT começaram a ser pagos com a entrega dos nossos direitos.

A promiscuidade com o governo teve seu ponto culminante no governo Lula, quando a CUT se confundiu com o próprio governo, seus principais dirigentes passaram a ocupar cargos no alto escalão do executivo, ministérios, secretarias, postos nos conselhos de administração das estatais privatizadas, além do envolvimento dos mesmos numa série de escândalos de corrupção, mala preta, mensalão, etc. No governo Lula, a CUT deu um salto em sua traição. Hoje, é um braço do governo no movimento sindical, e está submetida aos seus cargos e às suas verbas. Por isso não cabe mais disputar por dentro e participar dos fóruns burocratizados da central.

Tudo isso tendo como corolário natural o apoio a todas as reformas desse governo, principalmente a reforma da previdência de 2003 e o apoio, já anunciado, às reformas que estão por vir, como a terceira reforma previdenciária (onde a CUT, Força Sindical e outras centrais pelegas chegaram a participar Fórum Nacional da Previdência, juntamente com grandes empresários e governo, para negociar as medidas de ataques aos nossos direitos previdenciários) e as reforma sindical e trabalhista.

É praticamente impossível distinguir a CUT do governo Lula, os dirigentes e as instâncias dessa entidade se confundiram com o governo federal. Trata-se de uma ex-central sindical em atividade, ou de um departamento, de um escritório, de uma repartição do governo Lula no movimento sindical.

A CUT, juntamente com a direção da CNTE, apoiou o PDE e o FUNDEB de Lula, com a sua política de ataques aos nossos direitos, de gratificações não incorporadas aos salários, de avaliação de desempenho dos professores, etc.

Vários sindicatos, movimentos sociais e estudantis estão rompendo com a CUT; como o SEPE-RJ através de plebiscito na categoria e SINTEP-PA com uma votação em congresso.

É necessário romper com a CUT e construir uma nova alternativa de direção para as lutas dos trabalhadores, da juventude e dos movimentos sociais.

Fonte: Boletim Oposição Alternativa

6 de set. de 2010

Tirada de pré delegados

Caros companheiros,

Dia 21 de setembro haverá o encontro regional da Apeoesp, onde teremos que eleger em nossas escolas nossos delegados para o Congresso que ocorrerá dias 01,02,03 de dezembro.
Conforme estatuto da entidade, a cada 10 professores elegemos um pré-delegado, no caso de 10 + 5 indicações elegemos 2 delegados. Temos que garantir o maior número de delegados comprometidos com a luta.
Conto com vocês em suas escolas, as atas devem estar chegando nas escolas, garantam a democracia nas escolas, e procurem se eleger. qualquer dúvida procure-nos:

Cláudia Mari
a - 84616861 ou 67613160
Jucinaldo - 84715361 ou 83721649
Geraldinho - 86840535
Verinha- 66609872
Rui - 67942096
Claudemir - 65138678

Jaqueline - 70721709

4 de set. de 2010

ELEIÇÕES 2010: ELES NÃO FALAM EM NOSSO NOME


A categoria tem toda razão em estar indignada com os tucanos, José Serra, o candidato a presidente e seu assecla, Alckmin, candidato ao governo, representam o que há de pior para a escola pública e para os trabalhadores; são nossos inimigos declarados.
A categoria repudiou, e repudia, sua política de avaliação de desempenho, aprovação automática, meritocracia, privatização e municipalização do ensino; sem falar na sórdida e sistemática campanha de difamação dos professores feita diariamente na imprensa.
Só que os tucanos não estão sozinhos; o governo federal, do PT, é cúmplice desta política. Paulo Renato instituiu as provas para professores, o ministro da educação criou o ENEM – exame nacional de certificação – para toda a categoria; a meritocracia e a avaliação de desempenho também fazem parte do PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação – do governo Lula.
O PV de Marina Cintra, que tem como candidato a vice-presidente o presidente da Natura – processado por crime ambiental – só tem de verde os dólares que financiam sua campanha. É uma legenda de aluguel; ora dos tucanos, ora do PT.
Independente de quem ganhar as eleições nossa luta em defesa da escola pública e de nossa dignidade profissional vai continuar.
Fonte: Boletim Oposição Alternativa

3 de set. de 2010

CARTA ABERTA AOS PAIS E À COMUNIDADE DA E.E JOAQUM ALVARES CRUZ

Nós, alunos e professores da E.E. Joaquim Alvares Cruz, vimos por meio desta carta esclarecer o quadro geral em que a nossa escola se encontra desde a entrada da Sra. Diretora Dulcineide Bastos Venâncio Paz.
O que vem ocorrendo desde que tomou posse a atual diretora foi um verdadeiro desmantelamento do ensino naquela escola. Mais de um ano depois de ter assumido, a Sra. Dulcineide tem se mostrado incompetente e autoritária no cargo de diretora do Joaquim Alavers Cruz.
Nós queremos que a escola seja um local onde possamos estudar com tranqüilidade, e não onde os alunos fiquem desmotivados pra estudar e os professores trabalhem estressados devido às ordens da diretora, e onde ambos sofram ameaças dela.
Nós queremos que a sala de leitura seja aberta para os alunos, e que eles não sejam impedidos de ter acesso à leitura e informação. Nós queremos que o professor seja livre para ensinar, e nós para aprender, e não que os dois sejam "amarrados" por uma cartilha que o governo manda para nos emburrecer. Queremos que nenhum diretor seja empossado contra a vontade da comunidade escolar!
Enfim, queremos que o ensino da nossa escola seja de qualidade e que melhores mais a cada dia. Mas nada disso cai do Céu. É preciso lutar por isso. Portanto pedimos o apoio de todos os pais e responsáveis nessa luta que não é só nossa, é também sua. Por isso vimos aqui convidar os senhores para nos apoiar. Façam isso por nós, façam isso pelos seus filhos, FAÇAM ISSO POR VOCÊS! UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SÓ SE CONSTRÓI COM A UNIÃO DE TODA A COMUNIDADE!


Veja o vídeo de uma das Assembleias (comunidade, alunos e professores).

Untitled from Claudemir on Vimeo.



Cordel da Luta na Escola Estadual Joaquim Cruz – Barragem – Zona Sul de São Paulo

Por Nando Poeta

Estamos aqui na luta

Na rua dando a lição.
Com toda comunidade
Procurando solução.
De ter na escola urgente
A troca de direção.

Queremos que nossa escola,
Garanta a democracia.
Diretora autoritária,
Que é contra a maioria
De nossa comunidade
Terá que sair um dia.

Com a força do povo junto,
Derrota essa ditadura.
Trazendo toda a escola
Pra vencer a armadura
Da chefona Dulcineide
Que ninguém mais ela atura.

Queremos a escola livre
Da visão autoritária.
O poder nas mãos de todos
Democracia diária.
Combatendo a ideologia
De uma educação bancária.

Hoje estamos nessa luta,
Com toda a população.
Pois queremos que o estudante
Tenha boa educação,
E a saída pra vencer
É juntar, ter união.

A luta sempre é lição
Que se aprende nessa vida.
Onde a comunidade,
Precisa ficar unida.
Pra ganhar essa batalha
E a escola ser mais querida.
A Dulcineide da Paz
Que traz a paz só no nome.
O seu autoritarismo
A democracia come.
A sua prática de ensino,
Tem uma cara de fome.

O nosso grito de guerra,
Dulcineide, a culpa é sua
Ecoa por todo canto
E estudante vai à rua.
No poder da direção
A democracia é crua.

Essa atual diretora
Faz um desmantelamento.
No cargo é incompetente
Gerando muito tormento.
Botar fora a Dulcineide
É o nosso pensamento.

Pra escola, pra escola,
Esse é um grito forte.
Dulcineide não dá bola
E aqui tem perdido o norte,
E tem feito um papelão
Perdendo todo suporte.

Não arredamos o pé,

Queremos ter a vitória.
Da escola democrática
Que ficará na memória.
Pai, educador, aluno.
Estão construindo história.

Fiz agora esse cordel

Durante minha viagem.
Pra escola Joaquim Cruz
Que fica aqui na Barragem.
Eu dedico esse poema
Pra escola mudar de imagem.

Boletim Informativo APEOESP (Oposição Alternativa)

Jornal Subsede Ago-set
Fonte: Fonte: APEOESP - São Miguel e Itaim Paulista