20 de mar. de 2011

Secretário Herman Voorwald, temos uma excelente proposta para uma Educação Pública e de Qualidade



Concepção de a escola:
Defendemos a escola de tempo integral, a combinação entre o ensino propedêutico e o ensino prático. Que o princípio educativo seja o trabalho (principal relação entre a sociedade e a natureza). E que sua principal função seja a construção da consciência de classe, e sua conclusão mais importante seja a constatação dos interesses irreconciliáveis entre a classe dominante (burguesia) e a classe dominada (trabalhadores). Educar para a cidadania é um engodo, pois ela desde os tempos da antiguidade é um conceito excludente. Para a burguesia, cidadania significa consumidor. Nossa escola deve ser pública-estatal, laica, propiciadora da construção/apropriação do conhecimento e um dos instrumentos de construção do socialismo. A luta por ela implica na unidade das lutas sindical e educacional; é impossível que ela tenha qualidade sem o atendimento das nossas reivindicações salariais e funcionais; é uma utopia reacionária pensar em melhorar o ensino sem melhorar as condições de trabalho;

Gestão Escolas:

A direção de escola deve ser eleita pelo voto direto e secreto, com mandato de dois anos, revogável. Defendemos a eleição dos coordenadores pelos Conselhos de Escolas. Conselhos de Escola paritários e deliberativos em conjunto com a organização de grêmios livres, que teriam assento nesses Conselhos de Escola;

Financiamento:

Queremos também uma pretensa melhoria das verbas para a educação. Defendemos a imediata aplicação de 10% do PIB rumo aos 15%. Exigimos uma Petrobrás 100% estatal, com toda sua arrecadação voltada para as áreas sociais, garantindo 15% do PIB para a educação. Somos contra a política de fundos, portanto contra o Fundeb e Fundef. Verbas públicas apenas para as escolas públicas e diretamente para a U. E.

Formação dos Professores:

Defendemos a formação permanente dos professores nas universidades públicas, afastamento remunerado durante três meses a cada dois anos para cursos (atualização, aperfeiçoamento e especialização) e com vencimentos integrais para mestrado e doutorado.

Currículo:

Para nós, os programas e as grades curriculares devem ser abertos, elaborados democraticamente e com ampla liberdade de cátedra. Defendemos também a obrigatoriedade de todos os níveis da educação básica, do ensino infantil ao ensino médio. Defendemos o fim do vestibular e o livre acesso a todos os que queiram entrar nas universidades públicas.

Plano de Carreira:

Defendemos um sistema de carreira único e aberto, com reajustes lineares e evolução funcional por tempo de serviço e titulação, sem prazo de interstício. Escala de vencimento único para os trabalhadores em educação e sem limite de evolução dentro da escala, evolução funcional baseada no tempo de serviço e formação profissional, contra a avaliação de desempenho. Estabilidade para todos os OFA's (Ocupantes de Função Atividade) e concurso público classificatório para os novos ingressantes. Defendemos o piso do DIEESE por 20 h/aula, incorporação dos abonos e gratificações com extensão aos aposentados, reposição das perdas salariais, fim da promoção automática e redução do número de alunos por sala, 1/3 de hora-atividade rumo aos 50%, reequipamento de todas as escolas e melhoria da infra-estrutura didático pedagógica. Defendemos jornada de 20h/aula de 45min sendo 5h de HTPC's e 5h em local de livre escolha. Número máximo de alunos por sala de aula de 15 para Ensino Fundamental Ciclo I, 20 para o Ciclo II e 25 para Ensino Médio. Somos contra a LC 1094/2009, que impõe as jornadas de 12h e 40h, com salário proporcional. Exigência de imediata implementação da jornada com 1/3 de hora atividade (lei do piso nacional), rumo aos 50% de hora atividade. Reajustes lineares para a categoria, incorporação e extensão aos aposentados de todas as gratificações, pagamento automático de todos os benefícios e progressões. Somos contra a política de gratificações e bonificações, inclusive as oriundas de avaliações de desempenho de professores e alunos.

Avaliação:

Defendemos que as avaliações a devem ser diagnóstica, do processo ensino-aprendizagem e não dos agentes (professores e alunos); devem estar a serviço de uma política educacional de total autonomia escolar, em função da classe trabalhadora A avaliação educacional e da aprendizagem deve ser um processo de ruptura e continuidade feita pelo conjunto da comunidade escolar. Somos contra a inspeção escolar, defendemos a autonomia didática, pedagógica e administrativa.

Fonte: Jornal Leitura de Classe - Publicação APEOESP Santo Amaro

Para maiores informações acesse: http://secretariacomunicacaosubsul.blogspot.com/
Ou envie-nos um e-mail para: secretaria.comunicacaosubsul@gmail.com

19 de mar. de 2011

A Subsede Sul Santo Amaro apoia a luta por moradia !

Manifesto: Um Ano de luta da Rede de Comunidades do Extremo Sul


O povo de nossa região, assim como o povo de toda a periferia, sempre lutou por suas necessidades: cada escola, cada posto de saúde, cada linha de ônibus, cada rua asfaltada, até o acesso à água e à luz, foram resultados de várias batalhas no passado, feitas por muitas pessoas que sabiam onde o calo apertava, e acreditavam que a vida podia ser melhor. Essa consciência, essa união, e essa organização popular que trouxe uma série de conquistas, já fizeram tremer os “poderosos”, e poderão fazer novamente.

Foi com esse espírito que, em fevereiro passado, criamos a Rede de Comunidades do Extremo Sul, buscando fortalecer essa cultura de luta, de resistência e de solidariedade de classe, num momento em que reina o individualismo, a acomodação, e a arrogância de querer ser melhor do que o vizinho, e portanto de não se importar com suas dores e suas alegrias.

Na época de surgimento da Rede Extremo Sul, sofríamos não apenas com os despejos que se tornaram comuns em nossa região e em várias outras regiões de São Paulo, mas também com a calamidade das enchentes que atingiram algumas comunidades. Diante dessa situação, travamos pistas, marchamos, protestamos e até nos dispusemos a negociar com nossos inimigos, os donos do poder. Perdemos algumas batalhas e conseguimos resistir a outras ofensivas; vimos como é grande a força da estratégia usada pelo Estado e das construtoras para nos dividir, fragmentar nossas lutas, aliando a entrega de migalhas – que compram algumas lideranças e silenciam muitos dos que estão sendo removidos -, a uma repressão crescente, tratando os problemas sociais como crimes da população pobre contra o Estado, e mobilizando a polícia para não permitir qualquer manifestação do povo indignado com as injustiças que sofre.

Diante dos cheques-despejos disfarçados de bolsa-aluguel, e da falta de uma alternativa habitacional real, percebemos a mentira do discurso “humanitário” dos governantes, que dizem estar fazendo isso para nosso próprio bem. Outro discurso que se revelou mentiroso é o da defesa do meio ambiente: por que não se faz nada com as grandes empresas e as grandes mansões que também seencontram em áreas de mananciais? Por que não se cria infra-estrutura nas nossas comunidades, como redes de esgoto e sistemas eficientes de coleta de lixo? Por que não se dá alternativa aos que são removidos, obrigando-os assim a ocupar uma nova área à beira da represa ou de um córrego? Logo descobrimos a resposta destas e de outras perguntas: que se danem as nossas vidas ou o meio ambiente, quando se trata de encher de dinheiro os bolsos dos “poderosos”. E é isso que estão fazendo as grandes empresas – construtoras, incorporadoras, imobiliárias – e muitos políticos, que aliás têm suas campanhas financiadas por essas empresas.

Por mais duros que tenham sido esses ensinamentos, eles serviram para nos fortalecer, de tal forma que, ao completar um ano de existência, temos sim o que comemorar. Nesse período, passamos a nos reunir periodicamente para discutir os problemas de cada comunidade, tirar nossas pautas, decidir coletivamente nossas próximas batalhas. Outras comunidades se juntaram à Rede, sendo elas também vítimas da violência dos despejos e colocadas em situação de risco por obras que têm em vista o lucro e poder de alguns, mas não a melhoria das condições de vida da periferia. Lutamos pela moradia, mas também lutamos com as mães e reconquistamos juntos com essas mulheres guerreiras o direito à creche, que foi violado pela privatização do sistema de educação infantil; estamos juntos com estudantes, professores e comunidades que lutam pelo fim da opressão e autoritarismo no interior das escolas e pela qualidade da educação; e também com lideranças que lutam pela melhoria do transporte e da saúde de nossa região. Junto aos grupos de cultura, nos fortalecemos ocupando espaços e ruas, becos e vielas de nossas comunidades, criando autonomia paranossas manifestações que aliam uma arte e uma comunicação produzidas por nós mesmos com a luta cotidiana. E tivemos a satisfação de travar contato com outras lutas, como a iniciativa combativa e transformadora de cooperativas de catadores de papel, com quem temos todo o interesse em caminhar juntos.

Comemoramos também porque aprendemos com as derrotas e sabemos que nossos desafios são imensos, e que estão na ordem do dia de toda a periferia. Os próximos tempos serão sombrios, pois com o lucrativo projeto de transformar a imagem da cidade para os mega-eventos, como a Copa do mundo e as Olimpíadas, os ataques contra as populações pobres de São Paulo irão aumentar. No entanto, a cada dia tomamos mais consciência de nossa classe, reanimando a solidariedade entre nós, e percebemos que “nós” somos milhões. Estamos no extremo sul da cidade, mas também nas imensas periferias mundo afora.

Sabemos que as lutas que travamos são muito pequenas, insuficientes, localizadas. Mas temos ousadia de lutar, e de seguir um caminho honesto e autônomo, sem ficar debaixo da asa de políticos, de ONGs, de empresas, e sem nos subordinarmos ao Estado. Seguiremos dedicados à nossa organização de luta da periferia, por uma sociedade sem classes.

As tarefas do nosso tempo nos desafiam a estarmos sempre nos renovando, mudando de estratégias, propondo novas formas de nos organizarmos, diversificando nossas bandeiras. Hoje acreditamos ser importante articular e unificar algumas experiências organizativas que estão sendo desenvolvidas em nossa região, mas também em outras. Se buscamos combater com nossa prática a fragmentação das lutas, a divisão entre líderes e liderados, entre os que pensam e os que executam, entre os que mandam e os que obedecem; se somos contra a profissionalização da prática política, e a aplicação de modelos e fórmulas prontas, que não respeitam as realidades de cada lugar, pensamos também que não podemos cair no isolamento. Nos próximos meses, junto com outros companheiros e companheiras de caminhada, nos dedicaremos à criação de uma ferramenta organizativa que garanta ao mesmo tempo a autonomia das iniciativas em andamento, mas que as unifique em torno de bandeiras e estratégias comuns.


A periferia está em luta!
Rede de Comunidades do Extremo Sul, fevereiro de 201

Obs: Manifesto de Apoio aprovado na Reunião de Representantes - 15.03.2011

Obama, GO HOME!


Obama vem ao nosso país de olho no pré-sal e outras riquezas naturais, bem como a posição estratégica do Brasil na America Latina. Todos que defendem a nossa soberania e os interesses da maioria da população brasileira, os trabalhadores, não podem se calar diante da presença do presidente estadunidense no Brasil.
Os países imperialistas (EUA e Europa), através da ONU, após ignorar por décadas a ditadura que lhe era conveniente e a opressão do povo líbio, iniciaram uma intervenção através do fechamento do espaço aéreo na Líbia. Esta ação tem um duplo objetivo: garantir que o resultado das mobilizações populares nos países árabes não escape do seu controle e a exploração direta dos recursos energéticos daquele país.
Os governos que têm utilizado de invasões e massacres em países como no Iraque, Afeganistão, Haiti e agora na Líbia, (Obama ordenou o ataque à Libia de Brasília , sem nenhuma reação do governo brasileiro) não têm nenhuma autoridade ou credibilidade para falar em democracia e direitos humanos, com seus tanques e marines.
Contra toda intervenção militar imperialista na Líbia. Apoiamos a luta revolucionária que do povo líbio contra o regime reacionário de Kadafi. Eles contam com o apoio do povo árabe que também está nas ruas lutando por transformações em seus países e pelo fim das ditaduras e da opressão imperialista que causam somente miséria e destruição.
Fonte: http://secretariacomunicacaosubsul.blogspot.com/

15 de mar. de 2011

Boletim Leitura de Classe - APEOESP Santo Amaro


“Diálogos” com o Secretário da Educação
O novo secretário de Educação Herman Voorwald, iniciou sua gestão anunciando querer dialogar com os professores e debater um novo plano de carreira do magistério. Porém até agora foram muitos discursos e nenhuma ação concreta para aplicar qualquer projeto em benefício dos professores e estudantes.
Começou com a manutenção da atribuição descentralizada, e o impedimento de que os professores não aprovados nas provas, pudessem participar da primeira fase de atribuição, discriminação de professoras obesas no ingresso dos concursados.
O resultado todos conhecemos: Prejuízo aos professores na escolha das aulas, combinado com milhares de colegas cumprindo horas de permanência ao mesmo tempo que não há professores em várias escolas. Ou seja, professores precarizados e alunos sem aulas!


Democracia para debater as propostas educacionais, o Estatuto do Magistério e o Plano de Carreira?
O governo com sua intenção e confundir os professores e as professoras garante na legalidade (SE 7/10.02.2011) o chamado para a discussão das mudanças no Estatuto do Magistério. Porém na prática dificulta a o debate entre os mais interessados – a categoria:
  • Propõe em 2 meses o desmantelamento de um estatuto que foi construído em 2 anos.
  • Treina seus asseclas para uma discussão superficial da legislação mais importantes do magistério público estadual (Estatuto do Magistério);
  • Tentam manipular a eleição dos representantes que vão discutir as propostas de mudança no Estatuto nas escolas;
  • Promove mais uma vez a divisão dos trabalhadores da educação quando faz reuniões separadas para discutir as propostas educacionais (professores, funcionários, secretários, diretores entre outros).
  • Dificulta a participação dos representantes das escolas nas reuniões na D.E.
  • Diretores não divulgam SE 7, não abrem espaços nos HTPCs, tentam proibir a entrada de conselheiros,
  • Impõem suas políticas através da manipulação das reuniões no interior das escolas por parte dos diretores (roteiros pré-estabelecidos que contempla a meritocracia).
Nossas exigências:
Representatividade real;
Maior tempo para os debates;
Debate unificado entre os trabalhadores da educação;
Que todos possam ser ouvidos;
Que todos possam colocar suas opiniões sem manipulação dos asseclas do governo.

Escolas em Luta
Deficiência acessibilidade e inclusão:
E.E. Leda Guimarães - No último dia 15.02.11 na promotoria de Justiça de Direitos Humanos a organização dos professores da Escola E.E. Leda Guimarães através da APEOESP SUL SANTO AMARO, fizeram valer o Art. 11 do decreto 5.296/04 - exigência de acessibilidade em todos os prédios públicos. Os projetos arquitetônicos das escolas públicas tanto as já construídas, como as que se encontram em construção, impossibilitam tanto educadores quanto educandos com deficiência a usufruírem do espaço escolar. Esta situação discriminatória em que vive a pessoa com deficiência tem origem na formação cultural, onde são escolhidos, os ditos “normais”. Devemos urgentemente passar por um processo de “aculturação” onde a relação de igualdade solidariedade e compreensão do outro, deve ter como base o direito a diferença, em condições de direitos e de respeito. É nosso princípio a defesa de uma escola acessível, de qualidade e para todos, capaz de ser o verdadeiro espaço de atuação que potencializa os trabalhadores a melhorarem sua atuação na luta de classes. Uma escola que corresponda ás expectativas dos trabalhadores que a frequentam ou nela tem os seus filhos. Finalmente, uma escola pública-estatal que seja o instrumento principal com vistas a contribuir com a libertação dos trabalhadores. Portanto a Apeoesp e os professores organizados em suas escolas tem o dever de cobrar do Governo todos os compromissos, inclusive o cumprimento das Leis de Acessibilidade e Inclusão em todas as escolas públicas.
Contra o Autoritarismo:

E.E. Lucas Roschel Rasquinho
: Plebiscito na comunidade escolar derrubou diretora autoritária e arbitrária.

E.E. Joaquim Álvares Cruz:
Assembléias, paralisação e atos da comunidade escolar derrubaram o autoritarismo dos representantes do governo.

Veja nosso material na Integra em:
Jornal Subsede Março 2011

ATENÇÃO!!

01 de Abril tem Assembléia Estadual
às 14h na Praça da República!


Leia mais em: http://secretariacomunicacaosubsul.blogspot.com/



1º Seminário de Educação Infantil da Cidade Ademar e Pedreia.


Participe do 1º Seminário de Educação Infantil da Cidade Ademar e Pedreia. Data: 26 de março de 2011. Horário: 9h às 17h. Local: E.E. Yolanda Bernardini Robert Endereço: Rua Francisco de Alvarenga, S/N – Bairro: Jardim Miriam.
Mais informações em:
http://seminariodeeducacaoinfantil.wordpress.com/2011/03/01/hello-world/


Obs: Evento apresentado na Reunião de Representantes de Escola 15.03.2011.

Reunião de Representantes de Escola - Abono de Ponto publicada no D.O. 4 de março de 2011.

Protocolo: 556/0001/2009.
Interessado: APEOESP.
Assunto: Afastamento.
Diante dos elementos de instrução que constam dos autos, e atendidas as disposições do artigo 69 da Lei nº 10.261/68, autoriza, nos termos propostos, o afastamento de professores para, nos dias abaixo especificados, participarem do evento promovido pelo Sindicato de Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo –Apeoesp: 15 de março de 2011: Em Defesa e Promoção da Escola Pública. Encontro de Representantes por Escolas e Representantes dos Aposentados para debates de temas pedagógico-educacionais de interesse da categoria.

Veja a Publicação no D.O. 04.03.2011.
afastamento dos professores para reuniãode RE

Acesse mais informações em: http://secretariacomunicacaosubsul.blogspot.com/

11 de mar. de 2011

CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO DE REPRESENTANTES DE ESCOLA - R.E.


CARO(A) PROFESSOR (A)

CONVOCAMOS TODOS OS REPRESENTANTES DE ESCOLA ( R.E. ) PARA REUNIÃO ORDINÁRIADA NA SUBSEDE SANTO AMARO - APEOESP NO DIA 15/03/2011, CONFORME CALENDÁRIO ANUAL.

LOCAL : RUA CERQUEIRA CESAR , 480 - SANTO AMARO

HORÁRIO : MANHÃ - 9:00 ÀS 12:00 hs
TARDE - 13:00 ÀS 17:00 hs

PAUTA :
1- VIDEO : ACORDA RAIMUNDO
2- INFORMES
3- CAMPANHA SALARIAL / PLANO DE CARREIRA
4- CAMPANHAS POLÍTICAS

COORDENAÇÃO DA SUBSEDE SUL

SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO SUBSEDE SUL - SANTO AMARO
RUA CERQUEIRA CESAR - 480 - SANTO AMARO
TEL: 5681-4826 / 4194

BLOG - http://secretariacomunicacaosubsul.blogspot.com/

E-MAIL - secretaria.comunicacaosubsul@gmail.com