
http://www.concursosfcc.com.br/concursos/secsp110/local/index.html
Diariamente, nós professores, sofremos vários ataques e retiradas de direitos, conseqüências de um conjunto de medidas aplicadas pelos governos e seus agentes na educação, com o objetivo de desrespeitar e desvalorizar a nossa profissão, nos punindo pelo fracasso escolar. Tudo que acontece de errado na educação, o governo e seus aliados insistem em dizer que somos nós os culpados, isentando-se de suas responsabilidades.
A violência nas unidades escolares, escolas, períodos e salas de aula fechada, a superlotação em sala de aula, a falta de professores e funcionários, as péssimas condições de trabalho e baixo desempenho no rendimento escolar dos alunos são algumas das conseqüências desta política educacional deste governo.
Nos últimos anos, influenciados pelo conjunto de medidas nefastas do governo, muitos diretores, supervisores e dirigentes regionais de ensino vem intensificando uma pressão junto ao corpo docente das unidades escolares, reproduzindo assim a mesma lógica absolutamente autoritária e truculenta.
ATO DE REPÚDIO
Pais,alunos, professores , ex-alunos e membros da comunidade em geral.
Tomamos a liberdade de tornar público, através desta carta aberta de comunicação e convite para participar do “Ato de Repúdio a má gestão da escola pública”, e em especial em defesa da Escola Estadual Martins Pena, de grande valor histórico e referência de nossa comunidade e relevância de formação da cidadania, atualmente gerida pela Sra. Diretora Laís Eliane Alvarez. Que será realizado dia 22 de novembro de 2010, na porta da escola durante todo o dia.
O Ato terá como pauta principal a má conduta da gestora desta unidade escolar, tanto no âmbito administrativo, quanto no trato profissional e humano com professores, alunos, pais e comunidade.
Certos de que tais condutas e relações podem e devem ser melhoradas imediatamente, colocamos em prática as reivindicações extraídas em Conselho de Escola que visa a melhoria e qualidade de ensino que sempre caracterizou nossa escola.
Reivindicamos:
a) Não comprimento de deliberações do Conselho de Escola, colegiado maior da escola;
b) Assédio moral a alunos, funcionários e professores;
c) Polícia na escola a fim de reprimir manifestações espontâneas de reivindicações dos estudantes a acessos a projetos, passeios culturais; perseguições e agressões da Força – Tática;
d) Explicações por parte da Sra. Diretora quanto ao sumiço de materiais didático-pedagógicos;
e) Explicações sobre a suspensão do Hopi – Hari e festas elaboradas pelo Grêmio estudantil;
f) Explicações sobre o por que da não aceitação de palestras sobre Esporte Educação em função da nossa escola ter-se consagrada campeã dos jogos da Petrobrás;
g) Explicações sobre as palestras comerciais para venda de cursos, livros e planos odontológicos que vem acontecendo nestes últimos períodos;
h) Manutenção do Ensino Médio, 1º,2º e 3º ano no período da manhã, e abertura imediata das salas fechadas para atender a demanda em todos períodos;
i) Esclarecimentos públicos por parte do Dirigente Regional de Ensino ( Sul 1), Sr. Prof. Sandoval, quanto às medidas adotadas frente às inúmeras denúncias feitas junto a Diretoria de Ensino;
j) Contratação imediata de professores para os cargos vagos e de professores eventuais;
k) Maior agilidade e clareza nas averiguações das denúncias de uso e tráfico de drogas nas dependências da Escola;
l) Contratação imediata de funcionários para as áreas de limpeza, administração e apoio escolar, sem o desvio de função;
m) Retomada imediata dos projetos pedagógicos.
Diante de situações como essa, não podemos ficar calados, muito menos, intimidados. Devemos dar um basta a qualquer forma de opressão e repressão e denunciar essa política nefasta implementada pelo governo que retira direitos e, acaba com a carreira do magistério.
No dia 22 de novembro de 1910, marinheiros negros se rebelaram contra os castigos a que eram submetidos a bordo de embarcações brasileiras, liderados por João Cândido Felisberto ocuparam por cinco dias vários navios brasileiros na Baía da Guanabara, então Capital Federal. O levante dos marinheiros ficou conhecido como Revolta da Chibata. Para celebrar o centenário deste acontecimento e os 130 anos de nascimento de João Cândido, vamos realizar um evento com várias manifestações artísticas e uma homenagem a poeta Maria Tereza Moreira de Jesus, que nos deixou recentemente.
PROGRAMAÇÃO
19h00 - Exibição de vídeos documentários sobre a Revolta da Chibata
19h30 – Leitura da “Carta dos Marinheiros” (manifesto dirigido ao governo brasileiro na ocasião) e apresentação do livro “João Cândido do Brasil e a Revolta da Chibata” de César Vieira, dramaturgo e fundador do TUOV - Teatro Popular União e Olho Vivo.
19h50 - Apresentação do grupo de Capoeira Angola Omoayê e convidados
20h20 - Dança afro com Inayara Samuel acompanhada de músicos
20h40 - Apresentações musicais com a Banda Mokó de Sukata do movimento Trokaoslixo, o músico e compositor Haroldo Oliveira e outros convidados.
Durante a programação haverá leituras de textos sobre a Revolta da Chibata e seu líder, o Almirante Negro, João Cândido Felisberto e uma homenagem a poeta Maria Tereza Moreira de Jesus.
Serviço:
Centenário da Revolta da Chibata e homenagem a poeta Maria Tereza Moreira de Jesus
Dia 22 de novembro de 2010, segunda-feira, a partir das 19h.
Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima – Av. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros - São Paulo (SP) – Tel. 3082 5023 / 3063 3064
Produção: O Autor na Praça com apoio especial do poeta Ricardo Silva.
Assessoria de Imprensa: Edson Lima – 9586 5577 – edsonlima@oautornapraca.com.br.
Apoio: Biblioteca Alceu Amoroso Lima / Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura do Município de São Paulo.
Saiba mais:
Sobre a Revolta da Chibata – www.pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Chibata.
Sobre João Cândido Felisberto – www.pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_C%C3%A2ndido.
Sobre César Vieira e o TUOV - www.cesarvieiratuov.com.br.
Sobre o Grupo de Capoeira Angola Omoayê – www.capoeiraangolaomoaye.blogspot.com.
Sobre Ynayara Samuel – http://pt-br.facebook.com/people/Inayara-Samuel/100001206920890