13 de out. de 2011

Por uma educação pública e de qualidade: 10% do PIB já!

Toda a população sabe que a educação em nosso país não vai nada bem, basta observar a situação das escolas públicas no Estado de São Paulo e veremos que muitas escolas não oferecem condições adequadas para que nossos filhos e filhas aprendam com tranqüilidade.

São salas de aula superlotadas (pior que o ônibus que você pega pela manhã), falta de funcionários, falta de bibliotecas, falta de laboratório de ciências, falta de equipamentos esportivos, enfim, não existe o mínimo de estrutura para que os estudantes aprendam.

Essa situação de calamidade pública ocorre por falta de investimentos, ou seja, os governos destinam pouquíssimo dinheiro para a educação. Você pode entender esse absurdo se observar a porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) que é destinada para a educação.

O Produto Interno Bruto – PIB é a somatória de todos os bens econômicos e serviços produzidos por um país durante um ano. No caso do Brasil, esse montante, 2.194 trilhões de dólares, nos colocou na posição de sétima economia do mundo.

O problema está na hora de dividir toda essa riqueza, infelizmente, a maior parte desse dinheiro fica nas mãos dos ricos, donos de bancos e empresários. A parte que deveria ir para a saúde, transporte e educação é pequena. Dessa forma, sobra ainda mais dinheiro para ricos.

Então veja, investimos hoje, em média, 4,5% do PIB brasileiro em educação. Só para você ter uma idéia a África do Sul investe 5,4% do PIB em educação, a Bolívia 6,4%, o Yemem 9,6%, o México 5,4% e Cuba 9,1.

Investimos, portanto, bem menos que outros países em educação. Queremos mais! Queremos que todos os problemas educacionais, ocasionados pela falta de recursos, sejam resolvidos e, para isso, queremos que o governo invista 10% do PIB em educação imediatamente, não daqui a 10 anos, nossos filhos estudam hoje e queremos mais investimento em educação já.

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, 10% DO PIB JÁ !!

Subsede Sul Santo Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário