24 de jun. de 2010

MTST faz manifestação na Secretaria de Habitação Estadual de SP e conquista reivindicações


Mobilização ocorreu nesta terça-feira (22) com a participação de membros da Secretaria Provisória Eleita no Conclat
Cerca de 600 pessoas organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizaram nesta terça-feira (22), às 10h da manhã, uma manifestação na sede da Secretaria da Habitação em São Paulo.
Os manifestantes ocuparam a frente do prédio e suas escadarias e exigiam que fosse cancelada a liminar de despejo na Ocupação Che Guevara em Taboão da Serra (SP). Um dos representantes do MTST Andre Renan Pires, disse que a pauta de reivindicação, exigia também o cumprimento imediato de compromissos assumidos em 2007 pelo governo com o MTST, para construção de moradias às milhares de famílias nos município de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra.
Membros da Secretaria Executiva Provisória Eleita no Conclat participaram da mobilização como parte das iniciativas de ações junto ao movimento popular, já que o MTST, íntegra esta nova Central, fundada no Congresso da Classe Trabalhadora. A força da mobilização garantiu que representantes do movimento popular fossem recebidos por membros da Secretaria de Habitação.
O diretor do MTST e membro da Secretaria Executiva eleita no Conclat, Guilherme Boulos, após sair da reunião, que terminou às 13h, deu o informe aos manifestantes que ansiosos esperavam na entrada no edifício. Boulos disse que os representantes da Secretaria Estadual de Habitação garantiram que a Ocupação, já desapropriada do Jardim Salete, em Taboão da Serra, será licitada até o dia 12 julho para conclusão do projeto. Além disso, portadores de deficiência terão prioridade para já começarem a ter posse dos apartamentos. Será feito um acordo por escrito no dia 2 de julho com todos os encaminhamentos feitos nesta reunião. “Como não sabemos se esta gestão continua, precisamos ter nossas reivindicações garantidas neste documento”, alertou.
Com relação à Ocupação Che Guevara, o representante do MTST salientou que na próxima semana representantes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e Caixa Econômica Federal se reunirão com a entidade para discutir sobre a desapropriação do terreno e a construção no de um conjunto habitacional no local. “A reunião foi vitoriosa neste sentido, além de encaminhamos várias coisas que estavam pendentes”, disse Boulos.
Além destas reivindicações foi liberado o pagamento de 35 bolsas-aluguel que não foram pagas a algumas famílias do movimento, até o dia 15 de julho.
Para Boulos a negociação alcançou os objetivos. “Começamos a nos mobilizar na semana passada quando bloqueamos o Rodoanel na última quarta-feira (16). Hoje (22) com esta manifestação na Secretaria de Habitação, conquistamos os avanços necessários para nossas reivindicações”.
Uma das representantes da Secretaria Executiva Provisória Eleita no Conclat, Ana Pagamunici, manifestou apoio aos trabalhadores falando da importância da unidade do movimento Sindical e Popular na luta pela conquista de direitos. "Estamos juntos com o MTST nesta batalha por moradia. Nossa luta é em defesa da classe trabalhadora, esteja ela organizada nos movimentos populares ou nos sindicatos”, disse.
Os manifestantes comemoram os avanços nas negociações e logo após o fim da reunião seguiram em marcha até a Praça da Sé.


Fonte: CONLUTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário