10 de ago. de 2010

Boletim Leitura de Classe - Agosto de 2010

Leitura de Classe 1 - Frente e Verso

Encarte LGBTT Mulheres

Leitura de Classe 2 - Frente e Verso

2 comentários:

  1. Questões de Luciano:
    Meus caros colegas, quero levantar algumas questões sobre a vossa concepção de escola:

    1. Ensino propedêutico e ensino prático? Qual a diferença entre eles? E os níveis e sistemas de ensino (fundamental, médio, superior..) continuariam existindo?

    2. O que significa ter como princípio educativo o trabalho? E a arte, a ética, a liberdade?

    3. Toda educação, em todos os tempos, se voltarem para a consciência de classe? E os (o)partidos(o), o sindicato, não são responsáveis por isso também? Não tem algo a mais que se constitua um dos fins da educação? Mais uma vez, pergunto: e o sujeito, a ética, a diversidade, a convivência, a liberdade?

    4. Como essa escola lidaria com as diferenças, com aqueles que discordam do socialismo?

    5. Haveria critérios de seleção dos gestores ou qualquer um poderia ser eleito?

    Desculpem se lhes pareço inconveniente, mas vocês provocaram esses questionamentos...

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  2. Resposta:
    1- propedêutico - aquele onde o processo educativo pressupõe a construção dos conhecimentos científicos e filosóficos reconhecidos historicamente pela humanidade.
    prático - conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento profissional em alguma área do conhecimento.
    Sim, os níveis seriam os mesmos.
    2- Significa considerar o contexto de vida e existencial e essencial da maioria daqueles que freqüentam a escola pública, aqueles que trabalham, isto é, ou seus filhos, portanto a arte , a ética, a liberdade tem um espaço importante , se não fundamental!
    3- A educação deve ser mais uma ferramenta que colabora para a desalienação do homem em relação a si memso e as suas possiblidades humanas e ela deve se dar em qualquer local onde possa se realizar. O sujeito, a ética, a diversidade, a convivência, a liberdade devem pemear todo o processo educativo. Paulo Freire diz" ... libertando-se da sua unidimensionalidade, discernindo-a, suas relações ( as do sujeito) com o mundo se impregnam de um sentido conseqüente...
    ...Sua ingerência, senão quando destorcida e acidentalmente, não lhe permite ser um simples espectador, a quem não fosse lícito interferir sobre a realidade para modificá-la...." ( in Educação como prática da liberdade- Freire, Paulo)
    4- Com respeito, solidariedade, interação e integralidade. Ainda citando Freire: " A integração enraíza o homem. Faz dele, na feliz expressão de Marcel, um ser 'situado e datado'. Daí que a massificação implique no desenraizamento do homem. Na sua 'destemporalização'. Na sua acomodação. No seu ajustamento." ( in Educação para liberdad Freire, Paulo)
    5- Qualquer um poderia ser eleito, desde que votado e com a maioria dos votos. Lembrando que a gestão seria por um conselho paritário por prazo deerminado e ppodendo ser destituído a qualquer momento pela maioria.

    Amigo e companheiro de luta: Luciano, você não nos deve desculpas e sim agradecimento, pois nos deu oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a concepção de escola pública . Só enriquece a nossa construção. Obrigada pela participação. Participe sempre!

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